DG82|2007-13|19
sexta-feira, 12 de julho de 2019
Profissionalismo - Um estilo de vida
Artigo redigido por Davide Gouveia*
DG82|2007-13|19
DG82|2007-13|19
Não se trata
do que você sabe, mas do que você faz.
Neste texto vou abordar três
pontos essenciais sobre profissionalismo.
PONTO 1
Primeiras impressões positivas:
O ditado é antigo: a primeira impressão é a que
fica. É claro que julgamentos iniciais podem ser desconstruídos posteriormente,
à medida que conhecemos a fundo uma nova pessoa. No entanto, nosso cérebro
muitas vezes acaba realmente julgando o livro pela capa. Um estudo publicado na
Psychological
Science mostra que, em menos de um décimo de segundo ao ver
alguém pela primeira vez, o cérebro processa informações sobre o
rosto da pessoa – o que leva a conclusões rápidas sobre competência,
simpatia, honestidade e moralidade daquele indivíduo.
Eles sabem que logo na primeira conversa as pessoas tendem a criar
uma percepção sobre se querem ou não uma convivência de longo prazo ou se vão
buscar por outras expertises.
Se a reação for positiva, a comunicação e as trocas aumentarão e
uma parceria poderá ser estabelecida.
Fazer
“ajustes” na atitude e mudar o foco para os "outros" são algumas das
maneiras de causar impressões positivas.
A
publicação que citei acima indica algumas maneiras para garantir uma primeira
impressão forte e positiva, eu destaco as seguintes:
Encontrar
um "terreno comum":
Um jeito fácil de se conectar com os outros em
segundos é encontrar um "terreno comum" com a outra pessoa. Observar
alguns detalhes, como sotaque ou algo que a pessoa esteja usando, pode dar
pistas para encontrar essa conexão. Comentários sobre o ambiente
compartilhado também podem ser um bom começo.
Mudar o
foco para os outros:
Especialistas avaliam que nós devemos prestar mais
atenção aos que nos rodeiam do que em nós mesmos. Além disso, tirar o foco
de você mesmo e colocá-lo em outra pessoa pode fazer com que os outros
tenham uma percepção diferente a seu respeito. Fazer alguém se sentir
valorizado muda para melhor a forma como você é recebido, destacam os
especialistas.
Conhecer o
contexto:
Saber onde você está querendo causar uma boa
impressão é o primeiro passo. Seja uma entrevista formal de emprego ou um
jantar, o contexto é muito importante para dar dicas sobre como você
deve se vestir e se comportar. Vivian Zayas, professora de psicologia da
Universidade de Cornell, explica à Time que, como seres sociais, nós
"usamos tudo o que está disponível para dar sentido a uma pessoa que estamos
encontrando pela primeira vez”.
Reforçando,
Alexander Todorov, afirma em entrevista à Time
que a maioria de nós também acredita nas primeiras impressões – assim como
o nosso cérebro.
PONTO
2
Desenvolvimento
de relacionamentos concretos
Entender
o valor de seus relacionamentos é fundamental para o sucesso. Isso significa
ser sensível às necessidades dos outros e também dar tempo para a construção
destas parcerias. Os relacionamentos benéficos ajudam a desenvolver o respeito
pessoal, permitem que você construa uma sólida reputação e explore uma grande
variedade de networks diferentes para quando precisar de ajuda
ou conselhos.
MAS
ATENÇÃO QUE Ninguém quer perder um tempo precioso se relacionando com pessoas
que não valem a pena e que não vão acrescentar nada na vida delas.
Pode
soar como um fato rude, mas é uma realidade do cenário profissional.
Uma
dica de extrema importância ao se vender é
atingir o meio-termo.
Isso
significa não ser nem chato, nem tímido demais.
A
boa comunicação é a chave.
Ensaiar
antes o que você vai falar ao se apresentar pode ser uma boa ideia, desde que
isso não faça sua fala soar artificial.
“Ler” as dicas que as pessoas dão quando estão ficando aborrecidas
e, assim, saber quando mudar de assunto ou tentar uma nova abordagem.
O verbo “vender”, obviamente, está aqui no sentido em que é
aplicado na expressão popular “vender seu peixe”.
E pense em vender de fato seus produtos ou serviços apenas em um
segundo momento.
E MUITO IMPORTANTE, você já ouviu falar da Teoria dos
seis graus de separação?
Ela diz que todas as pessoas do mundo estão ligadas por, no
máximo, seis conexões.
Você é fã de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook?
Por essa teoria, você precisaria contatar apenas seis pessoas para
chegar até ele.
Não curte o Mark, mas é admirador de Bill Gates?
Vale o mesmo raciocínio.
É como se cada um deles ocupasse um posto acessível pelo sexto
nível de sua rede de contatos no LinkedIn.
Seu irmão, que está na sua rede, é amigo de uma jovem argentina
que namora um cantor de tango.
O artista é admirado por um empresário escocês, que fabrica o
uísque preferido de um ex-colega de escola de uma das irmãs de Mark Zuckerberg,
Donna.
Nesse exemplo hipotético – e um tanto maluco, mas plenamente
possível -, você descobriu que está a seis conexões do CEO do Facebook – e que
o mundo é mesmo um ovo.
Voltando à realidade, você pode se aproveitar dessa teoria para
qualificar o seu network a partir dos contatos que já tem.
Para isso, peça que pessoas que já conhece o apresentem para
outras.
Dependendo do seu grau de intimidade, vale solicitar até que o seu
atual contato o recomende e fale bem de você, sem exagerar, é claro.
Não tenha preguiça, nem vergonha, pois o network não acaba nunca.
Por mais que você esteja cansado de fazer contatos, de ficar se
apresentando e falando de sua empresa, não pare, não desista.
Até quem já está no topo em sua área de atuação deve continuar
expandindo o network.
PONTO
3
Promover o sucesso dos outros
Valorizar pessoas, promover o sucesso e crescimento de outros é a
missão dos líderes e pessoas de sucesso...
O compartilhamento de seu conhecimento profissional, a disposição
para ajudar os outros a encontrarem o sucesso e o desenvolvimento de colegas
sem esperar algo em troca é a marca de um profissional forte e confiante.
Por sua vez, esse comportamento gera respeito. As pessoas
prestarão atenção e ouvirão seus conselhos, permitindo que você influencie os
outros.
Algo muito importante é oferecer ajuda para um colega que está com
dificuldade em alguma atividade da empresa é uma maneira de mostrar preocupação
e ser gentil com o próximo. Essa atitude dará início a uma onda de colaboração
que, por sua vez, fará com que o ambiente interno saia ganhando. Com confiança,
todos trabalham melhor e sabem que podem contar com o colega do lado. Não seja
hostil com os colegas, jamais tente “puxar” o tapete de alguém para se promover.
Foque no seu planejamento de carreira para crescer. Seja agradável com todos,
independente da hierarquia, ajude quando for possível e peça auxílio quando
sentir necessidade. Lembre-se: para os gestores, é cada vez mais importante que
o funcionário saiba trabalhar em equipe. Procure desenvolver essa habilidade.
Como
dica final de hoje:
Enquanto você constrói a sua caminhada
bem-sucedida, sempre procure se lembrar de todos aqueles que lhe ajudaram e
retribuir a eles. O universo reflete as suas atitudes, pode reparar: pessoas gratas,
que têm consideração pelo outro, sempre parecem conquistar muito mais e isso
realmente acontece. Agradeça, faça o bem e tenha a certeza de que receberá tudo
isso de volta.
* Manager do Blogue desde Outubro de 2007.
Postado por Davide Gouveia às sexta-feira, julho 12, 2019
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