quinta-feira, 25 de maio de 2017

Grande Objetivo - Líder

Artigo redigido por Davide Gouveia*       
DG80|2007-13|17

Ao ler o livro "leve as pessoas consigo" do fantástico David Novak, uma das partes que me chamou especialmente atenção teve a ver com a altura em que o líder anuncia alguma mudança rumo a um GRANDE OBJETIVO! 
A forma como deve gerir, encorajar e reconhecer a sua equipe para que tenham o objetivo sempre presente e com atenção focada para o alcance do mesmo, e acima de tudo que estejam conscientes da sua importância! 

Todavia, sabemos que a mudança nem sempre é aceite da melhor forma.. 

Vejamos ilações tiradas sobre este tema no livro: 

Quando alguém diz “não se consegue fazer”, Scott Bergren, diretor executivo da Pizza Hut, usa uma tática a que chama “dar a volta”. Depois de ouvir as objeções das pessoas, pergunta-lhe: “O que faria para resolver este problema?” Esta questão faz com o outro perceba que não fazer nada não é resposta; em vez disso, deverão trabalhar em conjunto para encontrar soluções. 

É necessário ouvir as preocupações do público-alvo com o espírito aberto à possibilidade de ele poder ter razão, mas quando tomarmos uma decisão acerca da maneira de seguir em frente, devemos também consideram a hipótese de suceder ao contrário: não ter.
A idéia não é ceder às idéias das pessoas para que elas se sintam valorizadas, ou para evitar o conflito. Pelo contrário, será preciso considerar seriamente aquilo que elas estão a dizer e, depois tomar a decisão acertada.  Se não tiverem coragem, arranjem-na! 

Se não houver uma fé completa na decisão, então faremos o que for necessário para ganharmos confiança.
Desconfiar de alguém que diga que está absolutamente certo do resultado antes de ter tido sequer a oportunidade de analisá-lo (e isto vos inclui a vocês). Tudo o que qualquer um de nós pode fazer é a aposta certa no momento, com toda a informação que consegue reunir. O nosso plano poderá ser retocado mais tarde, se for necessário, mas nunca ninguém conhecerá o resultado até que todos tenham dado o melhor. 

Uma vez tomada a decisão acerca das objeções a incorporar nos nossos planos e de que forma, então deverão esperar que a equipe, incluindo os que estavam contra, ponha as suas opiniões e trabalhe em conjunto, com todo o esforço e atenção. Até obterem alguns dados do mercado que digam que é altura de repensar as coisas, deverá ser a todo o vapor para toda a gente. Se não for isso que acontece, então talvez seja altura de nos livrarmos daqueles a quem o gênio da publicidade David Ogilvy chamou “pobres cães que espalham a tristeza”. Se alguém continuar a ser negativo acerca da nossa iniciativa de uma forma que esteja a puxar toda a equipe para baixo, terá de ir trabalhar para outro lado. Os cínicos têm de ir embora! 

AGORA MUITO IMPORTANTE: Reconhecer os comportamentos que queremos e aqueles que não queremos é essencial para manter o pessoal a caminho de alcançar o OBJETIVO! É importante fazê-lo formalmente, com coisas como exames do desempenho e aumentos salariais, mas mesmo o reconhecimento informal pode ter um forte impacto. Usem o reconhecimento para incitar o desempenho!

Como líderes, devemos ter o cuidado de não deixar que as pessoas confundam progresso com sucesso. Perder esses dois primeiros quilos é importante, mas monitorizar e reconhecer esse resultado apenas é verdadeiramente útil se nos levar a perder os próximos dois e, depois, mais outros dois. Conforme Scott explica: “Terão de inspecionar de fato se as medições são claras, se concentraram naquelas coisas que realmente importam para um grande desempenho e, finalmente, se o próprio instrumento de medição inspira um desempenho muito melhor.” Façam com que a medição tenha importância! 

OU SEJA:

  - DIFERENCIEM CLARAMENTE OS MELHORES DESEMPENHOS - Não vulgarizar o reconhecimento atribuindo-o simplesmente porque alguém satisfaz expectativas básicas. Fazê-lo seria ofensivo para todos aqueles que se esfalfam e se ultrapassam. Quem é escolhido para ser premiado provoca um efeito real; é necessário diferenciar as pessoas, motivar e mostrar àqueles que não são reconhecidos aquilo que precisam fazer para progredirem.

    -  ENTREM EM AÇÃO QUANDO NÃO SE OBTÉM RESULTADOS - A medição permite-nos ver quando as coisas não estão a resultar, o que nos indica quando são precisas mudanças. Terá de se incorporar ambas as vertentes para haver sucesso: conduzir a celebração, quando as coisas correm bem, e enfrentar a verdade, quando isso não acontece. 

Se estivermos a fazer um bom trabalho a medir o nosso desempenho, e se as referências do sucesso forem claras, então todos sabem quando está a haver o progresso, e isso dá-nos a oportunidade de festejar as nossas realizações ao longo do caminho. E as celebrações são essenciais. São experiências partilhadas que mantêm as pessoas motivadas e empenhadas em alcançar o objetivo último. Celebrem os primeiros progressos! 

MUITISSIMO IMPORTANTE: A melhor maneira de continuar concentrado é por meio de persistência, da comunicação constante e de agir como se estivéssemos a ficar para trás, mesmo que tal não aconteça!! 

EM SUMA: 
Þ Apresentar às pessoas o nosso objetivo, anunciar à mudança, da mesma forma que se faria se estivéssemos a vender um novo produto a um cliente.
Þ Com qualquer objetivo, há barreira ao sucesso que será preciso ultrapassar. Certificação de que se ouviu toda a gente acerca daquilo que se pensam ser as questões importantes, pois poderão ver coisas que não se descortinam.
Þ Necessidade de medir o progresso que se faz no sentido de realizar o objetivo para se verificar de que nos encontramos no caminho certo. Reconhecer esse progresso e quem está a realizar uma tarefa extraordinária motivará as pessoas a cooperarem.
Þ O verdadeiro sucesso advém de se reconhecer que há sempre mais para saber e mais para fazer, e que o líder jamais pode abrandar. A mudança nunca está terminada e isso se aplica igualmente ao nosso próprio crescimento e ao do nosso negócio. 


EVITE cair na rotina do dia a dia, aproveitando esta oportunidade para fazer coisas de forma diferente, abarcando uma nova idéia de pensar e liderar, para isso coloque em práticas estas SEIS premissas fundamentais:

(1) Conheça MUITO BEM a sua EQUIPE; 
(2) Melhore 1% cada dia; 
(3) Seja sincero e autêntico; 
(4) Incentive;
(5)Use o reconhecimento para incitar o desempenho; e 
(6) Livre-se dos Cínicos! 

Excelência é uma filosofia de vida, tem a ver com compromisso consigo ou com o universo. Excelência gera excelência!

SUCESSO! ABRAÇO 



* Manager do Blogue desde Outubro de 2007.