sexta-feira, 30 de novembro de 2012

“Power Me, use o seu marketing pessoal”.

No passado dia 28 de Novembro de 2012 estive presente no evento “Power me, use o seu marketing pessoal” liderado por João Catalão docente da Porto Business School, Presidente do Conselho de Administração do Grupo BusinessUp, SGPS (INV, Instituto de Negociação e Vendas, ActiveUp, SalesUp, YouUp, The Coaching Company, FoneUp, 4Stores). Especialista em Negociações Multiculturais e Coaching Executivo. Presidente da Associação Ibero Americana de Coaching.  Autor dos livros: Negociar & Vender; Ferramentas de Coaching; Atitude UAUme!; Merchandising para Lojas de Livre Serviço. Speaker Internacional. 

A palestra foi absolutamente brilhante, lamentando apenas as duas horas que passaram a voar! Posicionamento motivador, enérgico e acima de tudo contagiante! Um positivismo expresso em todas as indicações que contaminam qualquer ser humano!

Portanto, aconselho vivamente a visita ao site pessoal (i.e., www.joaocatalao.com), onde podem ler e reler as famosas Vitaminas Catalão, nomeadamente: 
ATITUDE POSITIVA
Uma “soft skill” indispensável!
Uma “soft skill” indispensável!
Nunca se valorizaram tanto as “soft skills" (competências comportamentais). Vou partilhar as minhas ideias sobre uma das “soft skills” mais importantes num propósito de FAZER ACONTECER: A Atitude Positiva.

Todos sabemos que o Bom Serviço, proporcionado através de um atendimento ou venda consultiva e personalizada, pode ser, cada vez mais, a principal arma não só para o retalho independente se diferenciar e se afirmar junto do consumidor, mas também para a afirmação de qualquer negócio! Hoje em dia o dinheiro vale demais para poder ser desperdiçado. Logo, não queremos dar dinheiro a negócios que não nos tratam bem. O mesmo Bom Serviço pode estar a ser percecionado numa entrevista de emprego ou num simples contato telefónico.

No entanto, nem sempre é isso que encontramos por aí… Muitos empresários, muitos colaboradores, muitos candidatos a emprego, vivem bloqueados pelo seu próprio muro de lamentações, sofrendo na pele as consequências da atitude negativa que cultivam de forma persistente. Está cientificamente provado que essas pessoas sofrem de mais doenças, de  depressões e de isolamento social. O queixume constante com que estas pessoas explicam os acontecimentos da sua vida pessoal e profissional, o pessimismo fatalista com que encaram o futuro, originam uma expressão corporal muito pouco atractiva, que tem um poderoso efeito de repelente social e comercial. Vamos lá ver, também não custa nada dizer bem de si próprio, de vez em quando!
Efetivamente, sendo a maioria das atividades profissionais espaços de relacionamento interpessoal, e estando também provado que a primeira coisa que as pessoas com quem interagimos vai detetar com o olhar são exatamente as outras pessoas, a nossa atitude pessoal assume uma importância determinante na qualidade de serviço que o nosso
interlocutor perceciona de imediato.
Por outro lado, com interlocutores/clientes cada vez mais informados é verdade que a nossa credibilidade profissional depende muito do grau de preparação técnica, mas a sua credibilidade tem que ser acompanhada por um comportamento profissional adequado, assente numa atitude pessoal positiva. Curiosamente, hoje é mais raro encontrarmos um profissional com atitude positiva, do que um profissional bem informado…
Questões aparentemente tão simples como a postura física, a capacidade de sincronização, o entusiasmo, o tom de voz e a simpatia na comunicação, a capacidade de escutar e de se centrar nas necessidades do cliente, são ferramentas comerciais críticas para se demonstrar credibilidade mas, antes do mais, são indispensáveis para se conseguir criar um ambiente profissional que proporciona ao cliente uma experiência emocional positiva.
Ora, existindo hoje em dia uma oferta alargada de gente à procura de emprego, de pontos de venda e de produtos, semelhantes em quase tudo, importa diferenciar-nos proporcionando aos nossos interlocutores experiências emocionais positivas, que vão funcionar como facilitadores de tomadas de decisões que nos sejam favoráveis.
Lembre-se sempre que: Clientes felizes compram mais. Profissionais com Atitude Positiva concretizam mais e são mais saudáveis! Sendo assim é, adotar e cultivar uma atitude positiva é, acima de tudo, uma atitude inteligente, tanto do ponto de vista pessoal como profissional.
Vejamos: Uma Atitude Positiva permite-lhe:
Captar mais facilmente a atenção dos outros, desde o primeiro momento, mesmo sem falar;
• Revelar mais confiança em si próprio;
Transmitir uma vibração positiva ao longo de todo a interação;
• Estar mais descontraído e mais disponível para escutar;
Estar centrado e ser capaz de evidenciar os benefícios daquilo que pretende evidenciar (seja um CV, seja um produto/serviço);
• Ser mais flexível e imaginativo a gerir objecções;
• Dar mais confiança aos seus interlocutores, encorajando-os a tomar decisões “aqui e agora”;
• Estar mais aberto para aprender e para evoluir pessoal e profissionalmente;
Contagiar. Criando um ambiente positivo no seio de equipas de trabalho, amigos e familiares;
• Obter reconhecimento dos outros.
As “soft skills” são um tema atual e determinante para o sucesso pessoal e profissional. Encontrará este importante tema para a competitividade comercial desenvolvido sob a forma de ferramentas, tanto no livro “Negociar & Vender”, como no livro “Atitude UAUme!”.

© 2012 Vitamina Catalão

Em suma, como diz o João Catalão: "Somos mais felizes e eficazes a agir, do que a reagir!".

                                            TEDxViseu - João Catalão - Negocity