No passado dia 28 de Novembro de 2012 estive presente no evento “Power me, use o seu marketing pessoal” liderado por João Catalão docente da Porto Business School, Presidente do Conselho de
Administração do Grupo BusinessUp, SGPS (INV, Instituto de Negociação e
Vendas, ActiveUp, SalesUp, YouUp, The Coaching Company, FoneUp,
4Stores). Especialista em Negociações Multiculturais e Coaching
Executivo. Presidente da Associação Ibero Americana de Coaching. Autor
dos livros: Negociar & Vender; Ferramentas de Coaching; Atitude
UAUme!; Merchandising para Lojas de Livre Serviço. Speaker
Internacional.
A palestra foi absolutamente brilhante, lamentando apenas as duas horas que passaram a voar! Posicionamento motivador, enérgico e acima de tudo contagiante! Um positivismo expresso em todas as indicações que contaminam qualquer ser humano!
Portanto, aconselho vivamente a visita ao site pessoal (i.e.,www.joaocatalao.com), onde podem ler e reler as famosas Vitaminas Catalão, nomeadamente:
ATITUDE POSITIVA
Uma “soft skill” indispensável!
Nunca se valorizaram tanto as “soft skills" (competências
comportamentais). Vou partilhar as minhas ideias sobre uma das “soft
skills” mais importantes num propósito de FAZER ACONTECER: A Atitude Positiva.
Todos sabemos que o Bom Serviço,
proporcionado através de um atendimento ou venda consultiva e
personalizada, pode ser, cada vez mais, a principal arma não só para o
retalho independente se diferenciar e se afirmar junto do consumidor,
mas também para a afirmação de qualquer negócio! Hoje em dia o dinheiro
vale demais para poder ser desperdiçado. Logo, não queremos dar dinheiro
a negócios que não nos tratam bem. O mesmo Bom Serviço pode estar a ser percecionado numa entrevista de emprego ou num simples contato telefónico.
No entanto, nem sempre é isso que encontramos por aí… Muitos
empresários, muitos colaboradores, muitos candidatos a emprego, vivem
bloqueados pelo seu próprio muro de lamentações, sofrendo na pele as
consequências da atitude negativa que cultivam de forma persistente.
Está cientificamente provado que essas pessoas sofrem de mais doenças,
de depressões e de isolamento social. O queixume constante com que
estas pessoas explicam os acontecimentos da sua vida pessoal e
profissional, o pessimismo fatalista com que encaram o futuro, originam
uma expressão corporal muito pouco atractiva, que tem um poderoso efeito
de repelente social e comercial. Vamos lá ver, também não custa nada
dizer bem de si próprio, de vez em quando!
Efetivamente, sendo a maioria das atividades profissionais espaços de
relacionamento interpessoal, e estando também provado que a primeira
coisa que as pessoas com quem interagimos vai detetar com o olhar são
exatamente as outras pessoas, a nossa atitude pessoal assume uma
importância determinante na qualidade de serviço que o nosso
interlocutor perceciona de imediato.
Por outro lado, com interlocutores/clientes cada vez mais informados é
verdade que a nossa credibilidade profissional depende muito do grau de
preparação técnica, mas a sua credibilidade tem que ser acompanhada por
um comportamento profissional adequado, assente numa atitude pessoal
positiva. Curiosamente, hoje é mais raro encontrarmos um profissional
com atitude positiva, do que um profissional bem informado…
Questões aparentemente tão simples como a postura física, a
capacidade de sincronização, o entusiasmo, o tom de voz e a simpatia na
comunicação, a capacidade de escutar e de se centrar nas necessidades do
cliente, são ferramentas comerciais críticas para se demonstrar
credibilidade mas, antes do mais, são indispensáveis para se conseguir
criar um ambiente profissional que proporciona ao cliente uma
experiência emocional positiva.
Ora, existindo hoje em dia uma oferta alargada de gente à procura de
emprego, de pontos de venda e de produtos, semelhantes em quase tudo,
importa diferenciar-nos proporcionando aos nossos interlocutores
experiências emocionais positivas, que vão funcionar como facilitadores
de tomadas de decisões que nos sejam favoráveis.
Lembre-se sempre que: Clientes felizes compram mais. Profissionais
com Atitude Positiva concretizam mais e são mais saudáveis! Sendo assim
é, adotar e cultivar uma atitude positiva é, acima de tudo, uma atitude
inteligente, tanto do ponto de vista pessoal como profissional.
Vejamos: Uma Atitude Positiva permite-lhe:
• Captar mais facilmente a atenção dos outros, desde o primeiro momento, mesmo sem falar;
• Revelar mais confiança em si próprio;
• Transmitir uma vibração positiva ao longo de todo a interação;
• Estar mais descontraído e mais disponível para escutar;
• Estar centrado e ser capaz de evidenciar os benefícios daquilo que pretende evidenciar (seja um CV, seja um produto/serviço);
• Ser mais flexível e imaginativo a gerir objecções;
• Dar mais confiança aos seus interlocutores, encorajando-os a tomar decisões “aqui e agora”;
• Estar mais aberto para aprender e para evoluir pessoal e profissionalmente;
• Contagiar. Criando um ambiente positivo no seio de equipas de trabalho, amigos e familiares;
• Obter reconhecimento dos outros.
As “soft skills” são um tema atual e determinante para o sucesso pessoal e profissional. Encontrará este importante tema para a competitividade comercial desenvolvido sob a forma de ferramentas, tanto no livro “Negociar & Vender”, como no livro “Atitude UAUme!”.
O fundamento básico deste blogue é contribuir para o debate sobre a Gestão de Pessoas nas organizações, tendo em conta o ambiente competitivo que se vive. A Gestão de Pessoas tem sido alvo de crescente interesse que decorre da evidência do seu impacto no desempenho organizacional, este facto, poderá constituir vantagem determinante no contexto de grande competitividade que caracteriza a economia nos dias de hoje.
Os RH deixaram de ser vistos como simples recursos com determinadas competências para executar tarefas e para alcançar os objectivos da organização, para claramente passarem a ser considerados pessoas na verdadeira a acepção da palavra: com valores, crenças, atitudes, aspirações e objectivos individuais.
O Gestor de Pessoas de hoje e do futuro integra uma equipa que partilha experiências e conhecimentos visando encontrar soluções para uma vasta variedade de problemas. Gerir pessoas deve ser mais que controlar procedimentos e rotinas, implica o envolvimento de todos os membros da organização, um investimento na criatividade e inovação como factores de diferenciação.
Livros Recomendados
Prático e instigante!
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UMA NOVA PERSPECTIVA DE EXCELENTES LÍDERES
Livro Linkedin – Como ter sucesso nesta rede profissional
Nunca conseguirão nada de grande, se tentarem fazê-lo sozinhos.
Como surpreender e criar valor na vida pessoal e nos negócios
Seth Godin brinda-nos com um fantástico livro sobre liderança!
Uma obra brilhante que veio colocar em causa muitas das ideias!
Existirá, na verdade, uma «fórmula mágica» capaz de produzir líderes instantaneamente?
Sabe o que é que faz o alpinista João Garcia subir tão alto pelas próprias mãos?
Leitura Obrigatória
Referências
Alvin Toffler - Um mestre da gestão que efectuou previsões correctas sobre o que estava para vir - “O meu ponto de partida foi sempre a mudança “.
Daniel Goleman - Um mestre da gestão que está disposto a aprofundar as emocões - “É um risco ignorarmos as competências emocionais”.
Ian Mitroff - Um mestre da gestão que acredita que as organizações necessitam da “pessoa como um todo” - “Precisamos de novas formas de pensar sobre pessoas e organizações, e precisamos de novas formas de medir o input, output e desempenho como um todo”.
Jeffrey Pfeffer - Um mestre da gestão que destaca as pessoas na equação dos negócios - “Que outra dimensão existe nas organizações, para além das pessoas?
Jonas Ridderstrale - Um mestre da gestão que afirma que ser diferente é uma verdadeira mais-valia - “Quando se investe na imaginação humana – sentimentos e fantasia – o limite é o céu.
Kenichi Ohmae - Um mestre da gestão que vê o mundo através do portal do Japão - “Esqueçam os mitos ocidentais simplistas sobre a gestão nipónica. Há muito mais do que hinos de empresa e emprego para toda a vida”.
Leif Edvinsson - Um mestre da gestão sensível aos “activos intangíveis” da empresa - “Aquilo que não se vê está hoje a dirigir as economias do mundo. O capital intelectual das nações é a nova riqueza das nações”.
Peter Senge - Um mestre da gestão que lançou a ideia da organização "aprendente” - “No seu sentido mais simples, uma organização aprendente consiste num grupo de pessoas que estão continuamente a melhorar a sua capacidade de criarem o seu próprio futuro”.
Warren Bennis - Um mestre da gestão com uma paixão pela liderança - “O novo líder percebe e pratica o poder de reconhecimento”.