Artigo redigido por Davide Gouveia*
DG80|2007-13|17
Ao ler o livro "leve as pessoas consigo" do fantástico David Novak, uma das partes que me chamou especialmente atenção teve a ver com a altura em que o líder anuncia alguma mudança rumo a um GRANDE OBJETIVO!
A forma como deve gerir, encorajar e reconhecer a sua equipe para que tenham o objetivo sempre presente e com atenção focada para o alcance
do mesmo, e acima de tudo que estejam conscientes da sua importância!
Todavia, sabemos que a mudança nem sempre é aceite da melhor forma..
Vejamos ilações tiradas sobre este tema no livro:
Quando alguém diz “não se consegue fazer”, Scott
Bergren, diretor executivo da Pizza Hut, usa uma tática a que chama
“dar a volta”. Depois de ouvir as objeções das pessoas, pergunta-lhe: “O que faria
para resolver este problema?” Esta questão faz com o outro perceba que não
fazer nada não é resposta; em vez disso, deverão trabalhar em conjunto para
encontrar soluções.
É necessário ouvir as preocupações do público-alvo
com o espírito aberto à possibilidade de ele poder ter razão, mas quando
tomarmos uma decisão acerca da maneira de seguir em frente, devemos também
consideram a hipótese de suceder ao contrário: não ter.
A idéia não é ceder às idéias das pessoas para que
elas se sintam valorizadas, ou para evitar o conflito. Pelo contrário, será
preciso considerar seriamente aquilo que elas estão a dizer e, depois tomar a
decisão acertada. Se não tiverem coragem, arranjem-na!
Se não houver uma fé completa na decisão, então
faremos o que for necessário para ganharmos confiança.
Desconfiar de alguém que diga que está
absolutamente certo do resultado antes de ter tido sequer a oportunidade de analisá-lo
(e isto vos inclui a vocês). Tudo o que qualquer um de nós pode fazer é a
aposta certa no momento, com toda a informação que consegue reunir. O nosso
plano poderá ser retocado mais tarde, se for necessário, mas nunca ninguém
conhecerá o resultado até que todos tenham dado o melhor.
Uma vez tomada a decisão acerca das objeções a
incorporar nos nossos planos e de que forma, então deverão esperar que a
equipe, incluindo os que estavam contra, ponha as suas opiniões e trabalhe em
conjunto, com todo o esforço e atenção. Até obterem alguns dados do mercado que
digam que é altura de repensar as coisas, deverá ser a todo o vapor para toda a
gente. Se não for isso que acontece, então talvez seja altura de nos
livrarmos daqueles a quem o gênio da publicidade David Ogilvy chamou “pobres
cães que espalham a tristeza”. Se alguém continuar a ser negativo acerca da
nossa iniciativa de uma forma que esteja a puxar toda a equipe para baixo, terá
de ir trabalhar para outro lado. Os cínicos têm de ir embora!
AGORA MUITO IMPORTANTE: Reconhecer os comportamentos
que queremos e aqueles que não queremos é essencial para manter o pessoal a
caminho de alcançar o OBJETIVO! É importante fazê-lo formalmente, com coisas
como exames do desempenho e aumentos salariais, mas mesmo o reconhecimento
informal pode ter um forte impacto. Usem o reconhecimento para incitar
o desempenho!
Como líderes, devemos ter o cuidado de não deixar
que as pessoas confundam progresso com sucesso. Perder esses dois primeiros
quilos é importante, mas monitorizar e reconhecer esse resultado apenas é
verdadeiramente útil se nos levar a perder os próximos dois e, depois, mais
outros dois. Conforme Scott explica: “Terão de inspecionar de fato se as
medições são claras, se concentraram naquelas coisas que realmente importam
para um grande desempenho e, finalmente, se o próprio instrumento de medição
inspira um desempenho muito melhor.” Façam com que a medição tenha
importância!
OU SEJA:
- DIFERENCIEM
CLARAMENTE OS MELHORES DESEMPENHOS - Não vulgarizar o reconhecimento
atribuindo-o simplesmente porque alguém satisfaz expectativas básicas. Fazê-lo
seria ofensivo para todos aqueles que se esfalfam e se ultrapassam. Quem é
escolhido para ser premiado provoca um efeito real; é necessário diferenciar as
pessoas, motivar e mostrar àqueles que não são reconhecidos aquilo que precisam
fazer para progredirem.
- ENTREM EM AÇÃO QUANDO NÃO SE
OBTÉM RESULTADOS - A medição permite-nos ver quando as coisas não estão a
resultar, o que nos indica quando são precisas mudanças. Terá de se incorporar
ambas as vertentes para haver sucesso: conduzir a celebração, quando as coisas
correm bem, e enfrentar a verdade, quando isso não acontece.
Se estivermos a fazer um bom trabalho a medir o
nosso desempenho, e se as referências do sucesso forem claras, então todos
sabem quando está a haver o progresso, e isso dá-nos a oportunidade de festejar
as nossas realizações ao longo do caminho. E as celebrações são essenciais. São
experiências partilhadas que mantêm as pessoas motivadas e empenhadas em
alcançar o objetivo último. Celebrem os primeiros progressos!
MUITISSIMO IMPORTANTE: A melhor
maneira de continuar concentrado é por meio de persistência, da comunicação
constante e de agir como se estivéssemos a ficar para trás, mesmo que tal não
aconteça!!
EM SUMA:
Þ Apresentar às pessoas o nosso objetivo, anunciar
à mudança, da mesma forma que se faria se estivéssemos a vender um novo
produto a um cliente.
Þ Com qualquer objetivo, há barreira
ao sucesso que será preciso ultrapassar. Certificação de que se ouviu toda
a gente acerca daquilo que se pensam ser as questões importantes, pois poderão
ver coisas que não se descortinam.
Þ Necessidade de medir o progresso que se faz
no sentido de realizar o objetivo para se verificar de que nos encontramos no
caminho certo. Reconhecer esse progresso e quem está a realizar
uma tarefa extraordinária motivará as pessoas a cooperarem.
Þ O verdadeiro sucesso advém de se reconhecer
que há sempre mais para saber e mais para fazer, e que o líder jamais pode
abrandar. A mudança nunca está terminada e isso se aplica
igualmente ao nosso próprio crescimento e ao do nosso negócio.
EVITE cair na rotina do dia a dia,
aproveitando esta oportunidade para fazer coisas de forma diferente, abarcando
uma nova idéia de pensar e liderar, para isso coloque em práticas estas SEIS premissas fundamentais:
(1) Conheça MUITO BEM a sua EQUIPE;
(2) Melhore 1% cada
dia;
(3) Seja sincero e autêntico;
(4) Incentive;
(5)Use o reconhecimento para
incitar o desempenho; e
(6) Livre-se dos Cínicos!
Excelência é uma filosofia de vida, tem a ver com compromisso consigo ou com o universo. Excelência gera excelência!
SUCESSO! ABRAÇO
* Manager do Blogue desde Outubro de 2007.