quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Heineken - “The Candidate” (entrevista de emprego)

A Heineken contratou um estagiário para actuar nos eventos que patrocina, nomeadamente a Champions League, e para isso realizou uma entrevista de emprego "diferente" com 1734 candidatos. Utilizando uma estratégia sustentada em técnicas alternativas (digamos assim), a intenção principal era tirar os entrevistados da sua zona de conforto com respostas prontas e ensaiadas.
O contratado só foi revelado durante o jogo Juventus e Chelsea da Champions....

Assista ao vídeo “The Candidate” que está a incendiar as redes sociais: 


É fantástico ver o entusiasmo dos profissionais de Recursos Humanos (RH) ao verem este vídeo nas redes sociais. Efectivamente as pessoas estão desejosas de algo "out of the box", algo que realmente as tire da zona de conforto. Ainda assim, algumas pessoas não acreditam que é possível fazer algo diferente e obter um resultado diferente. Não quer dizer que seja melhor ou pior, quer dizer que existem formas diferentes para obtermos resultados significativos. Não é fácil pensar fora da caixa e menos ainda, ser aceite por isso, portanto, na minha opinião, a Heineken tem um grande mérito em fazer com que todos nós possamos olhar/ pensar de forma diferente para sua campanha.  

Apesar do reconhecimento do mérito da campanha, penso ser importante deixar algumas questões no ar, especificamente: (1) Do ponto de vista prático, quantas empresas optariam por um processo semelhante, tendo em conta os riscos e custos envolvidos? (2) Quantos departamentos de RH têm a autonomia e criatividade necessárias para a realização de algo semelhante? 

Da minha parte, penso que estamos muitíssimo longe desta realidade. Ainda que, possa ser uma estratégia algo "radical" a que a Heineken utilizou, penso que podíamos e devíamos adaptar e inovar os processos de recrutamento e selecção às exigências dos novos tempos/mercados e perfil do candidato moderno. Sendo expectável, que o processo demonstrado teve o contributo do Departamento de Marketing, munido de recursos apropriados - "out of the box", para chegar aos seus propósitos, parece-me importante que os profissionais de RH se inspirem e lutem por um posicionamento actualizado e enquadrado em processos inovadores que consigam identificar valores muitas vezes perdidos nos candidatos modernos, tais como a solidariedade, humildade, etc...